terça-feira, 2 de novembro de 2010

A esperança que constrói a alegria


Para chegarmos ao Céu não podemos parar de lutar. Não podemos desapontar a Deus. “Viver pra mim é Cristo, quando se é cristão não se para de lutar”.
“Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus” (Filipenses 4,4-7).

Quando você escuta a palavra alegria, qual a primeira imagem que vem ao seu coração? Um circo, alguém rindo... A nossa compreensão do que chamamos alegria é bem rasa, é algo mais externo. Alegria não pode ser na nossa vida apenas fator externo. A alegria que hoje São Paulo recomenda aos Filipenses é o que queremos.

A esperança é o que faz com que encaremos a vida, mesmo que tenhamos dificuldade. A esperança cristã precisa ser operante, alguém que está esperando se antecipa.

Alegrai-vos na esperança. Como ter alegria a partir da esperança? Só tem direito de sorrir aquele que verdadeiramente preparou as razões para o sorriso. A esperança é comprometedora, eu tenho que fazer um contexto de ações para que minha esperança não seja em vão. Muitas vezes queremos as realizações, mas não queremos o compromisso da esperança. Se quisermos a alegria sem nos comprometermos com a esperança, ficaremos desiludidos. Temos direito de esperar pela alegria quando não paramos de lutar. Esse é o segredo dos campeões. O caminho que nos leva a alegria é a esperança.
A alegria vai embora da nossa vida porque falta o compromisso com a esperança. Não podemos abrir mão daquilo que somente nós podemos fazer. Cristianismo é lutar todos os dias para que a esperança seja verdadeira. Cristianismo é luta, é aprender a lidar consigo mesmo.

“Eu não dou conta”. Esta é a frase que mais mata as pessoas hoje. “Eu não dou conta de parar de fumar” “Eu não dou conta...” Eu sei que não é fácil parar de fumar, não é brincadeira, mas começar foi brincadeira, então assuma a responsabilidade e pare de fumar. O caminho é estreito, e quem achou que era fácil estava enganado. Pare de perder a sua saúde, sua vitalidade, pare de jogar dinheiro fora. Eu sei que não é fácil, mas busque ajuda.

Não acredite naqueles discursos que querem te enganar, o céu não se compra com dinheiro, mas com atitude, conversão. Deus não é moeda de troca. Não corra atrás de um cristianismo que te ilude, para chegar ao Céu é preciso trabalhar.

“Viver pra mim é Cristo, morrer para mim é ganho, não há outra questão, quando se é cristão não se para de lutar. Triunfarei sobre o mal, conquistarei troféus, não há outra questão quando se é cristão não se para de lutar”.
Não queira a alegria de um copo de bebida ou de uma noite de prazer. Essa alegria é passageira, superficial. A verdadeira alegria é construída de dentro para fora.

A construção da nossa esperança passa pelas pessoas que nos amam. A santidade só é possível na comunhão. Recorde-se das pessoas que te ajudam na construção da sua esperança. Não perca a capacidade de trazer para sua vida aquelas pessoas que te ajudam a trazer de pé a sua esperança. 
Padre Fábio de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Portal da Música Católica