domingo, 10 de julho de 2011

A música nas celebrações matrimoniais

      
      Receber o sacramento do matrimônio é poder receber das mãos do próprio Deus a capacidade de amar e de fazer brotar a vida. A celebração do casamento deve ser um momento festivo, alegre, simples e muito inspirado. Para tanto, os noivos devem preparar a sua cerimônia com base na história de vida que tiveram no namoro. Muitas vezes o casal se deixa influenciar pela sociedade ou pelo acúmulo de convidados, até mesmo pelas filmagens ou fotografias e acabam esquecendo do brilho que a cerimônia fornece ao casal celebrante. Os protagonistas da festa são os noivos, não resta dúvida, mas o foco principal da relação e do momento é a benção de Deus.
      No momento de escolher as músicas, o casal deve ter a preocupação de escolher cantos que façam refletir a graça de Deus sobre a nova vida que se construirá. Músicas populares, às vezes, não convêm ao caso. Infelizmente pessoas escolhem músicas que enfatizam a tristeza, morte, dor, melancolia, sendo que o instante é de festa e júbilo. Nas ocasiões em que a Banda Digitus Dei assumiu celebrações matrimoniais sempre houve o cuidado de escolher músicas que reverenciem a grandeza de Deus sobre o casal.
      Existe uma grande quantidade de músicas tão perfeitas e românticas para o momento quanto as músicas de cantores populares que existem por aí. Bandas como Anjos de Resgate, Catedral, cantores como Eliana Ribeiro, Márcio Todeschini, Batista Lima, Eugênio Jorge, Nicodemos Costa, Cassiane e Jairinho, já comporam belíssimas músicas que embalaram milhares de casamentos pelo Brasil inteiro. São músicas de letra profunda e de grande reflexão. 
      Com propriedade posso dizer que vale a pena ouvir um pouco antes, ainda na organização da celebração, algumas músicas sugeridas pelo grupo de cânticos e depois fazer sugestões e mudanças no que for possivel. Quando o casal estiver comemorando a parte social da festa, aí sim, é mais do que viável um repertório com músicas da MPB ou outro estilo.


Prof. Lincoln Lavor
Baterista da Digitus Dei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Portal da Música Católica