segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Agenda de Janeiro a Março

23 / 01 - Missa na Igreja de Senhora Santana - 17:00hs

30 / 01 - Missa do 5° domingo em São José - 18:00hs

06 / 02 - Missa de abertura do Jubileo Diocesano - 18:00hs

26 / 02 - Missa do 4° sábado em São José - 18:00hs

12 / 03 - 2° dia da Novena de São José - 18:00hs

17 / 03 - Show no pátio da Catedral de São José - 19:30hs

19 / 03 - Missa Solene em honra de São José - 17:00hs

26 / 03 - Missa do 4° sábado em São José - 18:00hs

26 / 03 - Celebração Matrimonial no Fomento - 20:00hs

27 / 03 - Missa do 4° domingo em Senhora Santana - 17:00hs

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Papéis de Parede - Nossa Senhora

Lindas imagens de Nossa Senhora para você personalizar o seu computador e ao mesmo tempo evangelizar seu coração. Nossa Senhora abençoe os amigos e amigas da Banda Digitus Dei.

 



sábado, 19 de fevereiro de 2011

O ministério da música nas celebrações eucarísticas

Como vimos nos livros sagrados, a atuação do ministério da música era algo comum e muito bem organizado. Em nossos tempos não deveria ser diferente. Seja em grandes assembléias, noites de louvor, grupos de oração, seminários ou outros, o canto como forma de louvor, auxílio na oração e abertura e incentivo à manifestação dos carismas do Espírito deverá estar a cargo de um ministério de vozes e instrumentos bem treinado e muito ungido.

É na Celebração Eucarística que o ministério de música atinge seu sentido mais profundo, pois é na celebração da Palavra e do Corpo do Senhor que a Igreja se reúne para celebrar sua maior alegria e mistério.

A função do ministério da música aqui vai além do louvor e oração para o ministrar a música e ao mesmo tempo ensinar e incentivar o povo a participar com voz, corpo e coração dos cânticos, parte essencial da liturgia da Grande Festa que é a Eucaristia.

O momento da missa não é momento de espetáculo ou show onde os ministros de música exibem seus valores ou conquistas, mas é o Corpo de Cristo unido para louvar o seu Deus, o seu Tudo. Neste momento quando a Igreja reunida, povo de Deus está em torno do altar e goza da presença maravilhosa do Senhor, é papel do ministério de música levá-lo a compreender, interiorizar e manifestar seu louvor e alegria através do cântico participado.

Durante a Celebração Eucarística, o canto do povo tem prioridade sobre o canto belo dos solistas, muito embora um canto solado também possa ser útil em determinados momentos da celebração. Devemos ter especial cuidado neste aspecto, a fim de evitarmos exibicionismos quanto ao canto ou música solados ministrado em momentos indevidos, quando seria a vontade do Senhor que todo o povo o louvasse com unidade e liberdade, edificando a Igreja, como faziam os 4000 homens de II Cr 23,5.

Comunidade Shalom

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A música no Plano de Deus

Canto e diálogo com Deus

Desde muito tempo atrás o canto tem sido um meio quase perfeito de diálogo entre Deus e o seu povo. Desde Abraão, Isaac, Jacó, Moisés, Davi, Jesus e os apóstolos, todos tiveram maneiras de expressar a Deus seus sentimentos através do canto.

Por ser uma linguagem tanto mais alta quanto mais perfeita do que a das palavras, a música tem sido um excelente meio de o homem expressar situações de busca, triunfo, luta, alegria, amor, dor, fracasso, protesto, etc.

Além de expressar todas estas situações de maneira tão vigorosa, o canto é também a melhor maneira para pedir a presença de Deus no meio das assembléias e também quando se está sozinho, pois através da música é muito mais fácil dirigir a palavra a Deus, pedindo-lhe perdão, bençãos, e principalmente dando-lhe graças por tudo que Ele é, fez e faz em sua infinita bondade e misericórdia.

O ponto forte da música é, porém, o louvor. A especialidade da música deve ser o louvor a Deus. Se o meu canto não louva a Deus, de pouco serve o meu canto. De uma maneira toda especial, o canto é marcado pelo amor. Lembro-me de uma música que diz com muita propriedade: "O meu louvor é fruto do meu amor por ti, Jesus".

E como o canto se presta de modo especial para o louvor do Senhor Criador e Salvador, temos que atentar muito para o fato de que através da música que fazemos ou cantamos podem ser transmitidos muitos tipos de mensagens e sentimentos. O canto é uma linguagem que pode ser usada pelo e para o bem e também para o mal.

Vemos claramente situações em que a música não é usada para o bem quando, por exemplo, nos campos de batalha incita os ânimos para a guerra, ou ainda quando nas boates excita e estimula os desejos carnais. Nestes casos a música não se presta para o louvor a Deus e perde a razão de ser.

Vemos então que música pode se apresentar com três faces: música divina, música puramente humana e música maligna. Por esta razão, devemos agir com muito discernimento, na fim de não corrermos o risco de cantarmos músicas malignas ou humanas com letras cristãs, pois estaríamos nos arriscando a cantar sobre Cristo e servir ao mal, à maneira do que fazem grupos como os "Meninos de Deus", dentre outros. Vemos que a música é um meio eficaz de diálogo com Deus e assim serve para construir e edificar o homem, mas que pode igualmente servir como meio para destruí-lo e levá-lo a alienação.

Comunidade Shalom

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cássia, Zé Vicente, Padre Zezinho e Trio Ir ao Povo

Numa noite de muita contemplação e alegria, a Banda Digitus Dei teve o imenso prazer de ser representada pela voz abençoada de Cássia numa participação especial no show de Padre Zezinho e Zé Vicente em Iguatu. Um momento de euforia e animação que você pode curtir pelo vídeo postado acima.
É a Banda Digitus Dei mostrando que tem qualidade e amor a Deus!
Seguem algumas fotos do momento...









terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Missa de abertura do Jubileu Diocesano em Iguatu

Por ocasião da missa de abertura do Ano Jubilar da Diocese de Iguatu, todas as paróquias desta diocese reuniram-se em um grande momento de louvor a Deus e de festa para celebrar este marco histórico para a igreja e sociedade iguatuense.

O momento foi marcado por um grande número de fieis que lotaram a Praça da Matriz para poder celebrar e festejar este momento. A Banda Digitus Dei não poderia ficar de fora dessa festa e esteve lá também marcando presença forte.

A parte musical da missa ficou por conta da EQUIPE JUBILUS, um grupo de músicos católicos reunidos para assumir a parte litúrgica musical de todos os eventos do ano jubilar. Na equipe havia quase todos os integrantes da Banda Digitus Dei e representantes de outros grupos, tais como Focolares, Legião de Maria, Banda Dó Maior e Missão Resgate. 

Sem dúvida, este momento ficará marcado nas nossas vidas pelo fato de ter sido tão especial para cada um dos que fizeram essa festa acontecer.

Seguem anexas algumas fotos dos momentos (bastidores) deste dia  tão importante. Confiram:

 MOMENTOS DURANTE A MISSA:



 




ENSAIOS MUITO DIVERTIDOS:








Portal da Música Católica